sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sobre a imagem do Bio-Blogando

A imagem ali no título do blog foi tirada (se não me engano) pela Ana Lúcia Segatto, doutoranda em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS, em uma saída de campo que fizemos na região das Guaritas, em Caçapava do Sul, RS.

Bem-vindos!

Olá a todos!

Há algum tempo já estava pensando em fazer um blog pra discutir o dia-a-dia da Biologia e da Ciência em geral. Por quê? Ora, porque acho que as descobertas da Biologia, mesmo as conceituais (talvez principalmente as conceituais...) têm um impacto cada vez maior na vida das pessoas. Ainda assim, há muito pra se dismistificar e, obviamente, há muito para se discutir. Os diferentes pontos de vista sobre esses assuntos, seja do público, seja dos cientistas, raramente são levados em conta nas notas convencionais sobre avanços científicos. Um dos objetivos desse espaço é propiciar essa troca de idéias. Normalmente, colocarei aqui artigos que eu ache de interesse geral, ou editoriais e comentários sobre ciência retirados de revistas como Nature, Science, PLoS, etc. Pretendo também dar destaque a trabalhos realizados por pesquisadores brasileiros. Conto com a ajuda de vocês para tornar esse espaço o mais interessante possível.

Sei bem que nesse meio de campo - nem exatamente divulgação científica para um público leigo, nem exatamente discussão entre especialistas - o blog pode se perder. Isso provavelmente ocorrerá algumas vezes. Novamente, conto com todos vocês para me ajudar a achar o tom certo. Desejo uma boa leitura a todos!

Grande abraço